Pandemia

Psicólogos da UCPel vão integrar sistema de teleconsultas

Atendimento gratuito vai auxiliar a população no enfrentamento ao vírus e deve funcionar a partir de 13 de abril através do 0800 6485 319

O curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) irá integrar, junto de outras instituições, o serviço de teleconsultas promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento gratuito visa auxiliar a população no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), sendo disponibilizado, a partir do dia 13 deste mês, através do número 0800 6485 319.

Ao ligar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o usuário terá à disposição três opções de escolha: 01 para obter informações gerais sobre a doença; 02 para quem apresenta possíveis sintomas de coronavírus; e 03 para quem está em isolamento social, preocupado com a situação, e possui vontade de conversar com alguém.

Esta última alternativa será conduzida por psicólogos e terapeutas ocupacionais. Alguns deles vinculados à Universidade, com atuação na Clínica Psicológica da UCPel e no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

O objetivo é fornecer orientações em um momento complicado como o atual. "Não é tratamento por telefone", esclarece a professora do curso de Psicologia da UCPel, Andrea Wagner. Porém, surgindo situações mais graves, será realizado o encaminhamento médico do paciente.

A rede para operacionalizar este serviço está sendo compartilhada entre os mais diversos profissionais da cidade, envolvendo também enfermeiros, nutricionistas e médicos. Inclusive, os protocolos de atendimento para as duas primeiras opções telefônicas já estão definidos.

"Estamos organizando o nosso protocolo, da Psicologia, para todos apresentarem um padrão, mantendo-nos atualizados sobre como a rede de saúde está funcionando nesta situação atípica, caso precise de algum encaminhamento", explica Andrea. Enquanto isso, ainda segue o cadastro dos profissionais que irão colaborar com as teleconsultas.

O projeto é realizado em conjunto entre a prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Companhia de Informática de Pelotas; a UCPel, a Universidade Federal de Pelotas e o Indeorum Startup de Ciência de Dados para Saúde.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Supermercados controlam entradas Anterior

Supermercados controlam entradas

Transtornos marcam dia a dia do Ceron Próximo

Transtornos marcam dia a dia do Ceron

Deixe seu comentário